Breve momento de pausa para quebrar a rotina...

Autoria de textos e imagens do blog é de momento do café


03
Ago 12

O tempo de turmas numerosas já passou e há muito. A escola era uma realidade, hoje é outra e bem diversa. A escolaridade obrigatória tem vindo a confirmá-la. Numa qualquer turma de uma qualquer escola, os alunos não têm igual capacidade de compreensão, aquisição e aplicação dos conteúdos programáticos, por isso, os resultados de desempenho diferem de aluno para aluno. Ritmos de aprendizagem e desempenhos diferentes não podem ser entendidos como inócuos no processo ensino-aprendizagem e, numa qualquer turma, a competência do professor não se limita à "transmissão de conhecimentos" e à avaliação dos bons resultados atingidos pelos alunos que aprendem bem. Alarga-se e consolida-se, sobretudo, na desmultiplicação de estratégias, ações e meios a que recorre para executar a planificação das tarefas e atividades letivas que traça para determinada turma e que contemplam as diferenças de aprendizagem e de desempenho e, simultaneamente, cumprem a programação curricular, tendo sempre em mente o objetivo comum que propõe para todos os alunos, o sucesso escolar, positivo e de qualidade, reconhecendo que o mesmo, de acordo com a avaliação de conhecimentos e o nível de realização de cada aluno, é expresso em diferentes gradações quantitativas. Em turmas alargadas, grandes, esse trabalho fica dificultado e torna-se humanamente frustrante porque o professor não pode, com eficiência, atender, dar resposta e receber o justo retorno do trabalho que realiza com os alunos. Em todo o processo ensino-aprendizagem, também o desinteresse, a desmotivação e o aspeto comportamental dos alunos não podem ficar esquecidos porque condicionam o trabalho que o professor desenvolve e acabam por acentuar o desgaste a que está sujeito sempre que a gestão de comportamentos desadequados se manifestam na sala de aula e se sobrepõem à motivação da turma e ao cumprimento das atividades letivas que programou. Perde o professor, perdem os alunos e os pais. Perde quem, na área da educação, não enxerga esta realidade da escola atual. E perde o país.

(texto atualizado e republicado)

publicado por momento do café às 12:39

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
29
30


arquivos
2019:

 J F M A M J J A S O N D


2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


Dia Mundial da poesia - Desafio Blogs do Sapo 2011

VISITAS

Obrigada a quem passa pelo momento do café! Comentários e opiniões são bem-vindos!

mais sobre mim
pesquisar
 
DIREITOS DE AUTOR

dir autorpq.png

*Textos e imagens de outra autoria e proveniência publicados neste blog são devidamente referenciados no respetivo post.

Tradutor
Porto e o Douro

...........................................................................

Boa Nova: Farol e mar

Do terraço vejo o mar...

o pôr-do-sol...

20161227_170628.jpg